Matcha Emagrece Mesmo? Funciona? Preço?【MINHA OPINIÃO】

Matcha Emagrece Mesmo

 

MATCHÁ: O QUE É, E QUAIS AS SUAS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

 

Depois da água, as infusões (que nós, equivocadamente, chamamos de chás. Sim, porque chá mesmo é só o que é feito a partir da camelliasinensis) são provavelmente as bebidas mais populares no mundo. Em terras tupiniquins, o “chá” está muito relacionado com o uso medicinal, e quando falamos de um consumo mais social do chá, pensamos logo no famoso chá das 5 com a rainha… Mas a verdade é que em muitas culturas, orientais sobretudo, o chá é uma bebida social bastante comum, tomada a qualquer hora do dia. Mas nem por isso os seus atributos terapêuticos são ignorados!

 

De tradição milenar oriental, o chá pode ser feito a partir de uma variedade incontável de ervas, frutos, folhas, flores e raízes de plantas, e tem diferentes formas de preparo ao redor do mundo. Pelo que se sabe, o uso social do chá surgiu no Japão, na dinastia Tang, no séc. I d.C. Foi também no Japão, precisamente nas cerimônias do chá, que o matchá se popularizou, o nosso “ingrediente da vez”.

Para descobrir um pouco mais sobre o matchá, um tipo de chá verde pulverizado que traz uma série de benefícios para o organismo, vamos entrar no maravilhoso mundo dos chás.

 

O que é o matchá

 

O matchá é derivado da mesma planta que o chá verde. Por isso, para chegarmos ao matchá, vamos falar primeiro do chá verde, que acabou virando uma das bebidas mais ingeridas nas dietas por causa das suas propriedades termogênicas e antioxidantes.

 

O que você (talvez) não sabe sobre o chá verde…
O chá verde, assim como o oolong e o chá preto, é derivado da camelliasinensis. Uma estirpe vegetal de origem chinesa e que cresce principalmente em regiões tropicais e temperadas da Ásia, principalmente China, Índia, Sri Lanka, Japão e alguns países da África e América.

 

De acordo com o nível de oxidação da camelliasinensis, os chás são categorizados em três principais tipos: verde, oolong ou chá preto. Cada um dos níveis de oxidação dá um sabor diferente ao vegetal, além de tornar proeminentes diferentes componentes ativos, trazendo distintos benefícios terapêuticos para o organismo.

 

No preparo do chá verde, a camelliasinensis sofre o mais baixo nível de oxidação, inclusive originalmente, o chá verde é feito a partir das folhas frescas, retiradas diretamente do arbusto.

O chá verde tem um sabor muito característico, amargo, adstringente, com uma leve doçura e acidez. Há uma série de estudos científicos que comprovam as fortes propriedades antioxidantes do extrato de chá verde, e estudos que apontam para o caráter preventivo do chá verde contra a incidência de câncer.

 

Propriedades e benefícios do matchá

Matcha beneficios

 

Muito bem, e onde entra o matchá nesta história toda? O matchá é derivado da mesma planta do chá verde, então tudo isso que a gente falou vale para o matchá… Mas então, qual a diferença? Para o preparo do matchá, a camelliasinensis é cultivada pelo menos 90% do tempo na sombra, enquanto para o chá verde comum, ela cresce a maior parte do tempo sob a luz solar. Isso faz com que alguns componentes da planta tenham um nível de concentração muito maior no matchá, como é o caso do EGCG, ou epigallocatechin-3-gallate, o fitoquímico antioxidante que pode trazer uma série de benefícios para a saúde do cérebro e do coração, impedindo a ação dos radicais livres que aceleram o envelhecimento, além de ter efeitos preventivos contra o câncer, contribuir para equilibrar os níveis do colesterol e para a perda de peso.

 

Além disso, o modo de preparo também vai interferir nos resultados. Enquanto o chá verde é preparado a partir da infusão do extrato da planta na água, o matchá é preparado adicionando água às folhas secas pulverizadas.

Conclusão: o matchá possui pelo menos 100 vezes mais EGCG, com isso a ação dos antioxidantes e os demais benefícios são mais concentrados do que no chá verde comum.

Benefícios Matcha

Matcha

 

Já sabemos que o consumo do chá matcha emagrece, mas ele também estende os seus benefícios a outras áreas da saúde do organismo, como o combate ao câncer, por exemplo. O motivo para isso é que ele contém antioxidante, como o EGCG (epigalocatequina), do grupo das catequinas, que funciona como um anticancerígeno.

 

Isso foi atestado em um estudo realizado no ano de 2003 na Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, que confirmou que uma xícara do chá matcha possui 137 vezes mais ECGC do que outros tipos de chá verde.

Quem possui problemas relacionados ao colesterol também pode se beneficiar com o consumo do chá matcha. É que, de acordo com uma pesquisa publicada em 2011 no American JournalofClinicalNutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, em tradução livre), os chás verdes contribuem de maneira significativa com a diminuição dos níveis do colesterol ruim (LDL) no organismo.

 

A bebida ainda possui quantidades cinco vezes maiores que outros tipos de chá verde de L-teanina, um aminoácido que estimula a atividade das ondas alfa no cérebro, que estão ligadas ao relaxamento, à concentração, ao alívio de estresse e até à diminuição da pressão arterial.

O chá ainda contém uma alta quantidade de fibras alimentares, que auxiliam no alívio da constipação e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Para os momentos em que uma pessoa precisa de energia e manter o foco e concentração, a bebida é uma ótima opção para substituir o café, que quando consumido excessivamente pode causar dores de cabeça.

Além disso, o uso do chá matcha também é ligado a outros benefícios como o antienvelhecimento, combate a inflamação e oxidação.

 

Onde encontrar chá matcha

 

É possível encontrar o chá matcha na loja oficial do fabricante clicando no botão abaixo e podendo comprar de forma totalmente segura e com um descontão por tempo limitado.. CORRA!

comprar matcha

Matcha Emagrece Mesmo? Funciona? Preço?【MINHA OPINIÃO】
5 (100%) 32 votes
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.